Exames

Eletrocardiograma

      O eletrocardiograma é um exame para a avaliação da atividade e condução elétrica do coração. Essa avaliação é registrada por meio de gráficos dos potenciais elétricos que sugerem a normalidade ou alterações cardíacas.

      O procedimento é realizado com o paciente deitado sendo acoplado 8 eletrodos em regiões específicas do corpo, sem a necessidade da retirada dos pelos. Possui poucos minutos de duração, dependendo da colaboração do paciente, e é de suma importância, pois detecta as principais arritmias cardíacas e pode sugerir outras doenças no coração. É um excelente exame para ser usado como pré-anestésico porque auxilia na conduta das medicações utilizadas pelo anestesista durante o procedimento necessário.

Ecocardiograma

      O ecocardiograma é um exame de ultrassom que gera a imagem do coração. Essa avaliação é realizada com o animal deitado e, em alguns casos, é obrigatório à retirada de uma pequena área de pelos para a melhor visualização do exame. Possui aproximadamente 30 a 60 minutos de duração, dependendo da colaboração do paciente.

      É excelente para a avaliação das estruturas cardíacas e de seu funcionamento, como: a forma do coração, aspecto da musculatura e das valvas, a direção e velocidade do sangue dentro do coração, presença de tumores ou a formação errada do órgão ou vasos (doenças congênitas), entre outros aspectos.

      Este exame fornece muitas informações para o clínico e para o anestesista, auxiliando na escolha dos medicamentos utilizados durante o procedimento necessário, e complementa o eletrocardiograma no pré-operatório.

Aferição da Pressão

      A Pressão Arterial Sistêmica, ou PAS, é uma importante ferramenta na prática de clínica veterinária e na monitoração de pacientes anestesiados.

      Possui grande utilidade no diagnóstico de hipertensão, que pode ser causada secundária a várias doenças diferentes, como doença renal, doenças endócrinas, alterações no sistema nervoso e no sistema cardiovascular.

      É aferida por um método indireto, ou seja, não causa dor ao paciente, e auxilia ao clínico e ao anestesista a decidirem qual o melhor tratamento a ser utilizado para cada paciente.

Pré-operatório

      O pré-operatório são exames que fornecem informações para o clínico e anestesista, auxiliando na melhor decisão sobre o risco anestésico do paciente, o tempo adequado do procedimento cirúrgico e quais são os melhores medicamentos anestésicos a serem utilizados. Independente da idade, sempre é importante realizar exames cardiológicos como pré-operatório, pois os animais, assim como os humanos, podem nascer com alterações cardíacas que aumentam o seu risco de óbito durante um procedimento anestésico/cirúrgico.

A sugestão de exames cardiológicos é:

Cães:

• Até 10 anos: realizar eletrocardiograma e aferição de pressão e, caso sejam constatadas alterações na ausculta cardíaca, realizar o ecocardiograma.

• Após 10 anos: realizar eletrocardiograma, aferição de pressão e ecocardiograma.

Gatos:

• Até 5 anos: realizar eletrocardiograma e aferição de pressão e, caso sejam constatadas alterações na ausculta cardíaca, realizar o ecocardiograma.

• Mais de 5 anos: realizar eletrocardiograma, a aferição de pressão e o ecocardiograma devido as doenças silenciosas que podem acometer o coração dos felinos.

* As sugestões podem ser modificadas a critério do Médico Veterinário.

POSSUI ALGUMA DÚVIDA?