O Coração

O Coração

      O coração é um órgão muscular que possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo. É um órgão de extrema importância, pois esse sangue bombeado é o responsável por levar oxigênio, nutrientes, hormônios e retirar os resíduos celulares.

      O coração é dividido em quatro cavidades. Na parte superior (ou base cardíaca) situam-se os átrios e, na parte inferior (ou ápice cardíaco), os ventrículos. Entre os átrios e ventrículos existem as valvas, que do lado direito recebe o nome de “valva atrioventricular direita” (antiga tricúspide) e do lado esquerdo, “valva atrioventricular esquerda” (antiga mitral).

      Quando o coração está saudável, as valvas cardíacas funcionam como portas, abrindo e fechando em cada batimento, fazendo assim o sangue fluir em um sentido único e impedindo o seu retorno (também chamado de refluxo ou regurgitação).

      Os batimentos cardíacos são coordenados por células especializadas que são chamadas de marca-passo e produzem um estímulo elétrico que percorre toda a musculatura e provoca a contração em um ritmo regular.

      Para um melhor entendimento, podemos ainda dividir o coração em dois lados:

Lado direito: Composto pelo átrio, valva atrioventricular e ventrículo direitos. É responsável por receber sangue do corpo e bombeá-lo para os pulmões.
Lado esquerdo: Composto por átrio, valva atrioventricular e ventrículo esquerdos. É responsável por receber sangue dos pulmões e bombeá-lo para o corpo.


      Para proteger esse órgão tão nobre existe uma membrana chamada de pericárdio que, além da proteção, também evita o atrito do coração com os outros órgãos do corpo.

      O ciclo cardíaco segue um compasso extremamente sincrônico. Quando algo de diferente com a musculatura, com as valvas, com as células marca-passo ou com o pericárdio começa a acontecer, as doenças cardíacas aparecem. Devido a isso, é muito importante o monitoramento da saúde do seu animal através de consultas periódicas com o Médico Veterinário da Cardiologia.

Quer saber mais sobre as doenças que podem acometer seu melhor amigo? Clique na figura de sua espécie e fique por dentro!

 
iconpage7
iconpage6
 

POSSUI ALGUMA DÚVIDA?